Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Primeiro Diário de Viajem: Porto Alegre/RS

Porto Alegre, pra quem ainda não conhece,é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóisafricanospoloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhão de habitantes. 

Por outro lado, ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seuOrçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.Dados doIBGE a apontaram em 2009 como a capital brasileira com a menor taxa de desemprego, a empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle a inclui em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo e figura na lista da Pricewaterhouse Coopers entre as cem cidades mais ricas do mundo.
Além disso Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas, e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de pessoas em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo, e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil. Foi manchete internacional quando sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida recentemente como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artesesportes e das ciências, muitas vezes com projeção nacional, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias e numerosos museus.

A Cidade é simplesmente uma loucura,rsrsrs, literalmente. Gostei bastante, assim que descemos no aeroporto, um calor que só Deus, e olha que me falaram que estava mais frio que Curitiba, que mentiraaaa...rs. Mas enfim, andar por Porto Alegre é como andar numa cidade extremamente movimentada. Se você vai para lá, pensando em campos, verdes, e sossego, definitivamente está indo para o lugar errado. As pessoas sempre acham que vir para o Sul é só encontrar sossego, Porto Alegre não cabe nesta avaliação. Agito, muito agito. Barulho, carros e nada de sossego. Para se ter uma idéia, é uma loucura pegar táxi por lá. Engraçado, porque uma pessoa de lá, me disse que nunca mais pegaria um táxi em Porto Alegre, porque os taxistas são "doidos"..rs, só rimos muito com este comentário, mas depois no final dos posts sobre minha viajem ao RS vocês vão descobrir porque ele estava certo, e eu senti isso na pele.
Dar um passeio de trem, é muito legal! Você conhece lugares da cidade, que com certeza nenhum roteiro turístico ia te dar, uma visão verdadeira. Particularmente, sou do tipo que conheço a cidade pelo meu roteiro. Conheço os locais mais tipicos, mas gosto de gente, local sabe como é? Nada como andar e dizer estive lá, ali...isso significa também gastar menos, porque, roteiros feitos por agências nem sempre são os melhores. Eu adorei, a estação estava calma, e um sol lindo me dava boas vindas!


Falando um pouquinho de moda, eu particularmente adoro cidades do Sul, pelo simples fato que dá pra ser muuuuito elegante. Combinar estilos de muitas estações, num dia só. É maravilhoso acordar com aquele friozinho da manhã, uma bota fechadinha, coletes, agasalhos quentinhos, mas leves. Durante o dia, um ar de veranico, delicioso, nos deixando felizes e aquecidas, de blusinhas fresquinhas, shortinhos e coletinhos, tenis, sapatilhas, oculos escuros, maravilha! A noite, com o frio voltando dá para ser muito elegante, aguardando um sereno, um vento gelado, de casaco, ankle boot, sobretudo. Cachecóis de algodão, acompanhados de vinho e fondue.  Pensando nisso coloquei looks que te farão arrasar pelas terras sulistas,rsrs. Da Coleção by CeA Outono Inverno, escolhi algumas peças. Espero que gostem:
 





Próximo de Porto Alegre existem cidades belíssimas, como Gramado e Canela. São mais serranas e deliciosas. No meu próximo post falarei da cidade que existia só nos meus sonhos, e descobri que faz parte da realidade. Muita gente bonita, beleza natural, educação, ar puro e flores...aguardem.


2 comentários:

  1. Sensacional!! Sou de porto alegre,a nasci em porto alegre e moro até hoje, e moro no bairro mais boêmio dela o bairro cidade Baixa próximo ao centro melhor bairro melhor cidade melhor tudo! amo ser gaúcho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito desta cidade, depois do meu primeiro diário de viajem não resisti e fui mais algumas vezes ;)

      Excluir

Blogs que eu curto